Sobre a empresa

Localizada em Mandaguari, a Fiação Cocari foi fundada em 12 de julho de 1986, pela Cocari – Cooperativa Agropecuária e Industrial, inicialmente, como um projeto voltado para a geração de empregos para os filhos dos cooperados e a utilização da produção dos agricultores de algodão no ramo têxtil.

No entanto, ao longo dos anos, a unidade fabril se tornou referência na produção de fios com qualidade, gerando empregos e agregando valor exponencial à Cocari.

Com um tamanho de mais de 16.000 m², a empresa preza pela qualidade de seus produtos finais, trabalhando com equipamentos automatizados produzidos com tecnologia suíça, para auxiliar na melhor eficiência e produção, fornecendo o mais alto padrão de qualidade de fios.

Com 38 anos de história, a Fiação Cocari gera mais de 300 empregos diretos na região de Mandaguari e tem capacidade operacional para até 1.000 toneladas de fios/mês.

5/5

Com 38 anos de história,
a Fios gera mais de 300 empregos diretos na região de Mandaguari e tem capacidade operacional para até 1.000 toneladas de fios/mês.

Missão

Promover o desenvolvimento econômico, social e cultural dos cooperados, colaboradores e seus familiares, através da agregação de valor à produção agropecuária, preservando o meio ambiente.

Visão

Ser referência como uma das melhores cooperativas agro industriais do país, sustentada pela excelência no atendimento e relacionamento com os cooperados.

Princípios e valores

  • Cidadania
  • Desempenho
  • Satisfação
  • Competência
  • Comprometimento
  • Participação e Cooperação
  • Disciplina
LINHA DO TEMPO

Por dentro da nossa história

Responsabilidade Social

O progresso e o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores da Fiação Cocari, estão previstos e integrados à política estratégica da empresa, sempre ciente sobre a importância de promover ações que beneficiam a sustentabilidade e os serviços sociais que são realizados em conjunto à Cocari

Iniciativa de proteção de mananciais nas propriedades rurais de cooperados da Cocari no Paraná, Goiás e Minas Gerais.

Com 13 anos de existência, o Projeto Olho D’Água é uma bem-sucedida iniciativa de proteção de mananciais, com um total de 1.194 nascentes preservadas nas propriedades de 708 cooperados da Cocari no Paraná, Goiás e Minas Gerais.

O projeto é desenvolvido por meio de uma parceria da cooperativa com a empresa Nortox e do apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável; do Instituto Água e Terra (IAT); do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR); e de prefeituras municipais.

O projeto já conquistou várias premiações, como o Troféu Chico Mendes, e motivou a implantação de projetos semelhantes por outras empresas.

AÇÃO EM NÚMEROS:

  • 1.194 nascentes preservadas
  • 708 cooperados beneficiados
  • Parceria com a Nortox e apoio do Governo do Paraná
  • 13 anos de existência

Coletas realizadas em unidades das cooperativas para a destinação correta das embalagens de fertilizantes e defensivos agrícolas utilizados pelos cooperados.

No Paraná, a Cocari realiza a Coleta Itinerante de Embalagens, para realizar a destinação correta de embalagens de fertilizantes e defensivos agrícolas utilizados pelos cooperados, de acordo com o que determina a legislação.

Disponibilizado desde 2002 pela Cocari, esse serviço funciona da seguinte forma: seguindo um cronograma previamente estabelecido pela Cocari, as coletas são realizadas nas unidades da cooperativa e posteriormente sendo recolhidas pela Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária. Só no ano de 2022, mais de 110 toneladas de embalagens foram recolhidas.

AÇÃO EM NÚMEROS:

  • Serviço disponibilizado desde 2002 pela Cocari
  • 110 toneladas de embalagens recolhidas em 2022
  • Projeto com mais de 20 anos de existência

Projeto em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que ajuda na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente.

Projeto em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) que ajuda na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e na preservação do meio ambiente.

Participam cerca de 50 alunos, contratados como colaboradores da Cocari, que realizam a produção de mudas de espécies nativas.

A produção dessas mudas acontece em viveiros distribuídos pelas APAES de Mandaguari e Cambira, no Paraná, e de Cristalina, em Goiás. Essas mudas são doadas aos cooperados e produtores para recomposição da mata ciliar e da reserva legal nas propriedades.

AÇÃO EM NÚMEROS:

4 APAES participantes no PR, GO e MG

    • + de 50 alunos
    • + de 1 milhão de mudas produzidas desde 2009
    • + de 159 mil mudas produzidas em 2022

O programa Mata Ciliar é realizado em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), com foco na conscientização dos agricultores sobre a preservação da mata ciliar em suas propriedades e a entrega gratuita de mudas de espécies nativas à eles.

Por meio do convênio com o Governo do Paraná, a Cocari disponibiliza dois colaboradores nos viveiros do IAT, localizados nos municípios de Mandaguari e Ivaiporã, no Paraná. Estes colaboradores auxiliam na produção de mudas destinadas à recuperação de matas ciliares, áreas de preservação permanente e reservas legais.

AÇÃO EM NÚMEROS:

  • + de 600 mil mudas produzidas/ano.
  • + de 20 municípios atendidos.

Em parceria com a Bayer, o projeto tem como objetivo promover o plantio de mudas de espécies nativas com a participação de alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino de Jandaia do Sul (PR).

Para o plantio, os alunos são divididos em grupos, formando pequenos bosques. A ideia é que as crianças aprendam a dividir a responsabilidade e a trabalhar em equipe. Além disso, cada criança recebe um plaquinha com seu nome que é afixada ao lado da árvore, para ficar mais fácil a posterior identificação da muda que cada um plantou e o seu crescimento é acompanhado pelos pequenos.

As mudas utilizadas são advindas do Projeto “Cultivando Cidadania” (colocar o link da aba interna para esse projeto).

AÇÃO EM NÚMEROS

  • 4 escolas municipais participam do projeto
  • 10 anos de existência do projeto

São palestras e oficinas educativas que disseminam o conceito do cooperativismo para as crianças. No decorrer do ano, as crianças, sob a coordenação dos professores, desenvolvem atividades cooperativas, ações solidárias e de cuidados com o meio ambiente.

Os conteúdos contribuem para preparar os estudantes para concorrer ao Prêmio Nacional de Redação, realizado pelo Sescoop Nacional. Os resultados das ações e dos projetos realizados com as crianças são apresentados no Encontro Interestadual do Cooperjovem, com participação de todos os educadores que atuam no programa.

AÇÕES EM NÚMEROS:

  • 18 escolas atuantes no Programa Cooperjovem
  • Com mais de de 30 professores participantes;
  • Com mais 750 estudantes atuantes
  • dos municípios de Apucarana, Jandaia do Sul, Mandaguari e Kaloré.

A Cocari oportuniza o ingresso dos jovens no mercado, através desse programa criado desde 2006, onde os aprendizes passam por uma prova e os melhores colocados são contratados por até dois anos, recebendo treinamentos e cursos que visam o crescimento profissional e pessoal.

AÇÕES EM NÚMEROS

  • Até 2013, 139 jovens aprendizes e 140 bons alunos exerceram atividades na Cocari.

Com atendimento a 220 crianças e adolescentes, a ONG Aliança Esportiva e Social de Mandaguari (AESM) tem a missão de estimular e promover a cooperação por meio do esporte.

Futsal, vôlei e atletismo são algumas das modalidades esportivas praticadas pelos integrantes da ONG. A instituição recebe apoio da Cocari, Prefeitura Municipal de Mandaguari, Employer, Syngenta, Sicredi Agroempresarial PR, Associação Atlética Cocari, Minorgan e Romagnole. Além disso, conta com a colaboração de pessoas voluntárias, que desenvolvem um amplo trabalho junto aos jovens.

Fazer brotar a esperança nos corações de pequenos moradores da área de ação da Cocari, no Paraná e em Goiás, é uma das metas do Projeto Natal Criança, que nasceu em 2002. Com um ato de solidariedade, cooperadores, familiares, colaboradores e parceiros ajudam a fazer mais feliz o Natal de muitas crianças.

A cada ano, o envolvimento nessa ação é maior, e se traduz no volume de brinquedos arrecadados e distribuídos, que ultrapassa 35 mil unidades desde a implantação do projeto.

A Liderança Jovem da Cocari realiza as “Pegadas Solidárias” , que são ações sociais promovidas em municípios da área de abrangência da cooperativa, buscando levar mais do que bens materiais, mas, também, carinho e alegria às crianças e idosos de suas comunidades.

O Projeto Cocari Solidária, criado em 2005, disponibiliza vales-mudas de árvores frutíferas e nativas para a população, que pode adquiri-las com um valor simbólico e ainda concorre à prêmios, pela boa ação.

Cada vale-muda dá direito a um cupom gratuito, para concorrer a um carro, motos e TVs.

AÇÕES EM NÚMEROS:

  • + de R$ 7,1 milhões arrecadados para entidades;
  • + de 100 entidades participantes;
  • + 17 anos e existência

Certificados

Em 1999, a Fiação Cocari conquistou o ISO 9001,uma norma internacional que estabelece requisitos para garantir a qualidade na produção industrial, que vem sendo renovada desde então, sempre em conformidade com as exigências da certificação.

O que é ISO?*

É a sigla para International Organization for Standardization. O objetivo da certificação é desenvolver e promover normas que podem ser adotadas por empresas do mundo todo. O Brasil é representado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A organização foi fundada nos anos 40 e fica sediada em Genebra, na Suíça. A ISO possui um conjunto de normas que trata de qualidade: a série 9000. A versão 9001 envolve requisitos para Sistemas de Gestão da Qualidade.

• Em 2023, a Fiação Cocari se tornou membro do Better Cotton Iniciative (BCI).

CLIENTES

Parceria comercial de longo prazo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?